COMPLEXO CULTURAL E CIENTÍFICO DE PEIRÓPOLIS – MUSEU DOS DINOSSAUROS

Os primeiros fósseis foram descobertos em Uberaba no ano de 1945 durante a construção de um trecho ferroviário. O paleontólogo Llewellyn Ivor Price foi o responsável pela condução dos trabalhos, deixando uma grande contribuição à pesquisa paleontológica nacional.

Com sua equipe, Price realizou escavações anualmente em Peirópolis até o ano de 1974. Todos esses fósseis estão depositados atualmente no Museu de Ciências da Terra do Serviço Geológico do Brasil A implantação, em 1991, do Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price e Museu dos Dinossauros pela Prefeitura de Uberaba, no bairro de Peirópolis, permitiu ações que potencializaram as atividades de escavação, preparação e avanço da pesquisa por meio do estudo e publicação de trabalhos científicos que revelaram grupos únicos no registro paleontológico.

São aproximadamente 4000 fósseis dentre dinossauros herbívoros e carnívoros, crocodilos, tartarugas, rãs, peixes, aves, mamíferos, conchas, plantas e microfósseis. Estes registros paleontológicos, podem ser admirados em três mostras musealizadas, sendo uma a céu aberto que reproduz como era o ambiente da época há cerca de 70 milhões de anos. Em 2010 o Centro Paleontológico Price e Museu dos Dinossauros passaram a integrar a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, que somado à extinta Rede Nacional de Paleontologia compõem o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis.

Compartilhar