Fazenda Cassú

As terras da Cassú foram adquiridas por Antônio Borges de Araújo em 1880, precursor na introdução do gado Zebu em Uberaba, através da aquisição do boi Lontra. Seu único filho, José Caetano Borges foi um visionário, responsável por grandes marcos na história da pecuária mundial como a realização da 1ª grande exposição de gado em Uberaba, e a criação da primeira raça de Zebu brasileira, o Induberaba, também conhecido por Indubrasil, feita a partir de cruzamentos de raças indianas puras.
A Fazenda Cassú é protagonista na história do zebu, marcando o início de uma nova era na pecuária nacional. É uma das responsáveis por projetar o nome de Uberaba ao mundo, que ficou conhecida como a “Capital Mundial do Zebu”, trajetória que tem um importante papel para o desenvolvimento da cidade nos aspectos históricos, geográficos, sociais, econômicos e culturais. Patrimônio histórico da cidade de Uberaba.
Por volta de 1926, José Caetano Borges apresentou um touro reprodutor desenvolvido na Cassú, considerado na época como uma nova raça, o Induberaba. Tal feito foi considerado um marco na história do Zebu da cidade, pois pode-se dizer que nasceu ali o melhoramento genético de animal bovino.
A saga da raça zebuína ajudou a projetar nacionalmente o nome de Uberaba, que ficou conhecida como a “capital do Zebu” em virtude do pioneirismo na criação do gado indiano e de sua exposição.
A Fazenda Cassú é um importante patrimônio que representa o desenvolvimento de Uberaba nos aspectos sociais, econômicos e culturais.
Fazenda Cassú, datada de 1880, é uma das fazendas históricas de Uberaba (foto: Reprodução Facebook)
Fazendas_antigas. FAZENDA CASSÚ. https://www.facebook.com/100497601310991/posts/263898348304248/
Compartilhar